Para que servem os incensos? Conheça os aromas mais usados

Os incensos são usados há muitos anos em praticamente todo o mundo. Conheça mais sobre eles e veja a propriedade de cada aroma.


Incensos: o que são, para que servem? Conheça 15 aromas mais usados

A princípio, os incensos eram muito usados somente pelos asiáticos. Mas, a cultura ultrapassou continentes e pode-se afirmar que hoje os incensos são elementos presentes em todos os países. Seja por seus incríveis aromas ou por fins espirituais, eles conquistaram muita gente.

Em síntese, estima-se que os incensos existem desde o Egito Antigo, e sempre possuíram muitas finalidades e benefícios. A história por trás desse produto na antiguidade era de que a fumaça produzida ligava o homem aos deuses.

Eles chegaram, inclusive, a ser considerados um símbolo religioso, já que eram e são bastante usados no hinduismo. Vale ressaltar ainda que, na Índia (país com o maior número de hindus), os incensos são também usados como oferendas aos Deuses (Brahma, Vishnu e Shiva).

O nome incenso vem do verbo latino “incendere”, que significa queimar, acender. Também, vem da palavra “incensum”, ou, aquilo que queima. A queima do incenso, como dito, tem muitos fins espirituais e religiosos, porém, pode servir também como tratamento terapêutico. Isso porque quando as moléculas do incenso são liberadas no ambiente, atingem nosso olfato que leva até o cérebro. Por sua vez, o cérebro gera processos químicos que vão agir nas partes do corpo de acordo com a propriedade de cada incenso.

Portanto, se você quiser saber mais sobre as propriedades de cada incenso e como utilizar, continue a leitura da nossa matéria!

Aromas de incensos mais usados e para que servem

1- Incensos de Arruda


Antes de mais nada, este aroma ocupa o primeiro lugar na lista indicada para autodefesa. Isso acontece porque ele retira definitivamente todas energias negativas do ambiente. Portanto, um grande aliado contra inveja.

2- Canela


Este incenso, basicamente, é usado caso você queira um aumento do fluxo de prosperidade em sua vida.

3- Incensos de Camomila


Com seu aroma leve e agradável, a camomila tem como principal função trazer calmaria e sobretudo um ambiente leve.

4- Cravo


Bem como o de canela, o incenso de cravo traz prosperidade. Então, ele é muito indicado para utlização em comércios.

5- Âmbar


Em suma, ele é o mais usado para fazer conexões com a divindade.

6- Patchouli


É, sobretudo, muito conhecido por ser afrodisíaco. Pois, tem uma ação estimulante para a sensualidade e a paixão.

7- Aloe Vera


Basicamente, possui propriedades curativas.

8- Laranja


Ajuda na memória e concentração. Além disso, ainda reduz ansiedade.

9- Fragrâncias de Rosa


É responsável por trazer paz e serenidade.

10- Jasmim


É muito usado para trazer proteção e, sobretudo, sorte.

11- Mel


É conhecido por atrair sucesso e bons negócios.

 

12- Mirra


É extremamente usado para proteção energética.

13- Noz Moscada


Aumenta a segurança emocional.

14- Violeta


Afasta tristezas e energias pesadas.

15- Alecrim


É utilizado para ajudar no tratamento de doenças respiratórias.

 

Benefícios dos incensos relacionados a fins terapêuticos e médicos

Relacionado a tudo que foi dito anteriormente sobre cada aroma dos incensos, podemos ver que ele realmente traz muitos benefícios. Especialmente porque são feitos com produtos naturais, como ervas desidratadas, flores, raízes e cascas de árvores, por exemplo.

Os incensos de flores, aliás, são excelentes quando a intenção é afastar a tristeza, atrair boas energias e ajudar a tranquilizar. Camomila, jasmim e rosas, por exemplo, são bons incensos terapêuticos.

Juntamente com tudo isso, eles ainda tiram a sensação de medo e pânico. Ou seja, servem como um calmante natural. Eles podem, inclusive, proporcionar uma boa noite de sono, se usados momentos antes de ir para cama.

Cuidados necessários com incensos


É de suma importância estabelecer alguns cuidados. Para quem nunca usou incensos, a primeira dica é estar sempre em alerta com o tempo de duração da queima. O adequado, afinal, é que este processo dure entre 30 e 5o minutos.

Em segundo lugar, prefira sempre os incensos naturais aos industrializados. Portanto, opte por ervas, óleos essenciais e produtos vegetais. Isso porque, de acordo com pesquisas, os artificiais podem ser considerados tóxicos e até mesmo cancerígenos.

Contraindicações dos incensos


Os incensos precisam ser acesos em ambientes arejados e, de preferência, bem longe de crianças, idosos e animais. Verifique sempre a procedência do produto antes de utilizá-lo em casa.

Caso tenha dores de cabeça e náuseas, cancele urgentemente o uso. Além disso, ele não é indicado para pessoas com problemas respiratórios, como asma e bronquite.

Não use também diversos aromas ao mesmo tempo, pois isso pode trazer alergias severas. Por fim, para quem realiza tratamentos homeopáticos, é bom evitar o uso dos incensos, pois alguns aromas inibem a atividade dos remédios.

Pague com
  • PagSeguro V2
Selos
  • Site Seguro

Dharma Store atacado e varejo Ltda - CNPJ: 36.422.229/0001-61 © Todos os direitos reservados. 2021